O Curso de especialização em Educação Física para a Educação Básica – Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio – é ofertado em regime especial e foi concebido para atender aos anseios por aprimoramento técnico-pedagógico de professores de Educação Física que já atuam na rede de ensino, em âmbito municipal e estadual, e também professores habilitados em licenciaturas afins que tenham interesse em refletir sua experiência pedagógica da realidade do dia a dia e aprofundar estudos da produção do conhecimento da área. Um Curso com tal orientação se justifica, principalmente, quando se considerar que a produção de conhecimento da área abarcou nos últimos anos, elementos da discussão realizada no campo educacional sobre as reformas, as políticas educacionais, a especificidade da escola e a questão da sua democratização para as populações não assistidas pelo Estado e pela sociedade.
Desse modo, a reflexão das pedagogias que a permeiam, as particularidades dos sujeitos, objetos de ensino e estudo envolvidos assumem caráter de centralidade na proposta que ora se propõe. Tendo em vista a emergência desses novos referenciais, algumas tendências e posições até então hegemônicas na área foram questionadas instaurando-se uma “crise” que perdura por volta de 25 anos. Percebe-se mais recentemente, avanços significativos no tocante a alguns campos de estudos específicos. Dentre estes, pode-se observar que se está configurando a reflexão sobre as interfaces entre Educação, Currículo, Formação do professor e Educação Física. Estes estudos, de certa forma, têm apresentado novas perspectivas para o campo da Educação Física.
A nova LDB também vem exigindo dos professores níveis mais elevados de capacitação visando à melhoria da formação profissional. Assim, defende para os profissionais atuantes no ensino fundamental a conclusão de estudos em nível superior, o que vem ocasionando a expansão do número de vagas e abertura indiscriminada de cursos, principalmente da iniciativa particular. Paralelo a isso, no mundo do trabalho, surge a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados para assumirem estes novos postos. Assim, o Curso de Especialização em Educação Física para a Educação Básica oferecido pelo Departamento de Educação Física, visa atender às expectativas desses profissionais, quer estejam motivados pela perspectiva de realização pessoal ou atendendo ao imperativo do mundo do trabalho que exige constante renovação. Dessa forma, procura-se desenvolver ações que propiciem a integração da UFS com as instituições de educação básica e superior do Estado de Sergipe.
Desse modo, a reflexão das pedagogias que a permeiam, as particularidades dos sujeitos, objetos de ensino e estudo envolvidos assumem caráter de centralidade na proposta que ora se propõe. Tendo em vista a emergência desses novos referenciais, algumas tendências e posições até então hegemônicas na área foram questionadas instaurando-se uma “crise” que perdura por volta de 25 anos. Percebe-se mais recentemente, avanços significativos no tocante a alguns campos de estudos específicos. Dentre estes, pode-se observar que se está configurando a reflexão sobre as interfaces entre Educação, Currículo, Formação do professor e Educação Física. Estes estudos, de certa forma, têm apresentado novas perspectivas para o campo da Educação Física.
A nova LDB também vem exigindo dos professores níveis mais elevados de capacitação visando à melhoria da formação profissional. Assim, defende para os profissionais atuantes no ensino fundamental a conclusão de estudos em nível superior, o que vem ocasionando a expansão do número de vagas e abertura indiscriminada de cursos, principalmente da iniciativa particular. Paralelo a isso, no mundo do trabalho, surge a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados para assumirem estes novos postos. Assim, o Curso de Especialização em Educação Física para a Educação Básica oferecido pelo Departamento de Educação Física, visa atender às expectativas desses profissionais, quer estejam motivados pela perspectiva de realização pessoal ou atendendo ao imperativo do mundo do trabalho que exige constante renovação. Dessa forma, procura-se desenvolver ações que propiciem a integração da UFS com as instituições de educação básica e superior do Estado de Sergipe.
Objetivos
Geral
Construir um espaço teórico-reflexivo como suporte à formação continuada de professores da Educação Física interessados em intervir no âmbito da Educação Básica.
Específicos
Viabilizar possibilidades de construção de novas práticas pedagógicas; Oportunizar a troca de experiências entre professores que atuam em diferentes realidades escolares; Orientar a produção de conhecimento a partir das inquietações pedagógicas oriundas da realidade em que o professor está envolvido.
Criar possibilidades de fundamentação e aprofundamento em nível teórico-prático que possa renovar o trabalho do professor de Educação Física; Identificar os principais desafios a serem enfrentados pela Educação Física na educação básica, bem como pensar coletivamente novas estratégias de ação; Atualizar os professores em temas já discutidos na produção teórica da Educação Física Brasileira.
Interdisciplinaridade
O Projeto interdisciplinar perpassa a integração de todos os conteúdos e elementos do conhecimento pressupondo um ponto comum entre eles, ou seja, um tema gerador que possibilite o diálogo, nas diferentes abordagens metodológicas, para o mesmo objeto.
Entende-se que a interdisciplinaridade está marcada por um movimento ininterrupto criando e recriando outros pontos para discussão. A interdisciplinaridade estimula a competência do educador apresentando-se como uma possibilidade de reorganização do saber para produção de um novo conhecimento entre os integrantes do curso e no convívio com o grupo nos campos da Educação e Educação Física Escolar.
Corpo Docente do Curso
Dr.ª Ana Carrilho R. Grunennvaldt;
Corpo Docente do Curso
Dr.ª Ana Carrilho R. Grunennvaldt;
Ms. Hamilcar Silveira Dantas Junior;
Ms. Jose Américo Santos Menezes;
Dr. Jose Tarcísio Grunennvaldt (Coord.);
Ms. Luíz Anselmo Menezes Santos;
Dr. Omar Schneider;
Ms.ª Roselaine Kuhn;
Ms. Sérgio Doresnski Dantas Ribeiro.
Corpo Discente do Curso
Adolfo dos Santos Costa;
Anderson Luis dos Santos;
Andrea Silveira De Almeida;
Carlos Sérgio Lobão Araújo;
André Marsiglia Quaranta;
Cássia Fernanda C. dos Santos;
Charleane Vieira Bomfim;
Danyela Viana Menezes;
Eduardo Santos Eliodoro;
Erica de Oliveira Santos;
Fábio Fontes de Oliveira;
Fábio Luiz Santos Nunes;
Fernando José dos Santos Júnior;
Geilma Ramos dos Santos;
Geise Carvalho Moraes;
Géssica Souza Santos;
Glícia Borges dos Santos;
Igor Rezende Santos;
Jaciara Garcia F. Oliveira;
João Alexandre Soares Lobato;
Karla Fabiana N. Santos;
Laus Rocha;
Marcelo Silva Santos;
Marília Alves Rodrigues;
Marília Menezes N. Souza;
Marília Rafael Tavares da Silva;
Naiza Maria de Jesus;
Ricardo Rocha Rabelo;
Rochelly de Jesus Araújo;
Simone Tavares dos Santos;
Vanessa Vieira Viveiros.
Vanessa Vieira Viveiros.
2 comentários:
Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na Pós-graduação em Educação Física na Educação Básica (DEF - UFS) por este empreendimento.
A possibilidade de estarmos pensando a atuação dos professores de Educação Física em nossas escolas é de grande importância para os possíveis avanços nesta área.
mais uma vez, PARABÉNS!!!
teste
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